Refletir sobre o tempo é fundamental para quem se vê sempre na correria, com a agenda carregada e tendo que esticar o horário de trabalho diário para dar conta de todos os compromissos. Antes de se tirar conclusões precipitadas de que o dia está passando rápido demais e o estresse bate à porta devido à pressão das circunstâncias, é preciso levar em consideração algumas informações realistas.
De acordo com estudos corporativos, 80% das pessoas que reclamam da falta de tempo não têm uma agenda planejada, não fazem o ajuste de foco necessário para evitar desperdício e, muitas vezes, gasta tempo com questões secundárias. De fato, administração de tempo não é um assunto trivial e dominar a técnica exige formação. Bem como a boa administração do tempo não deixa de ser também um trabalho em equipe.
Há, sim, o caso de empresas com pessoal reduzido, o que sobrecarrega os poucos que têm que dar conta de tudo. Mas essa não é a regra. Muitas vezes o profissional está desperdiçando tempo verificando a caixa de e-mail pessoal, site de fora, MSN, telefonemas particulares ou conversando com outros colaboradores da empresa, tratando de questões que não são prioritárias, sem perceber que com isso reduz de 10 a 20% seu tempo de trabalho. Depois tem que correr para mostrar eficiência, sendo obrigado, inclusive, a fazer hora-extra.
A orientação básica, além de buscar literatura sobre o assunto, é adotar uma postura mais centrada, com uma agenda bem definida, a ser seguida criteriosamente, com prazo determinado para cada tarefa. Quando o profissional consegue alcançar esse estágio de objetividade e eficiência, os resultados aparecem, a produtividade aumenta sem correria ou estresse. Isso significa que ela deixou de ser refém do tempo e passou a dominá-lo, sentindo maior satisfação em seu dia a dia.
9 Abril - 2025
Quem ganha até um salário mínimo (R$ 1.518) recebe primeiro
9 Abril - 2025
Publicado em 09/04/2025 - Última modificação em 09/04/2025 às 10h46
9 Abril - 2025
Especialista alerta para riscos ao Brasil e destaca possíveis oportunidades no cenário global
9 Abril - 2025
A tradicional caderneta de poupança registrou uma saída líquida de R$ 11,46 bilhões em março de 2025, segundo dados divulgados pelo Banco Central nesta segunda-feira (8). Esse volume representa o maior resgate para o mês desde 2022, quando os saques super