Mesmo com todo avanço social e tecnológico, por determinação legal, certos documentos trabalhistas e previdenciários, bem como os avisos de interesse público, devem permanecer afixados em local visível e de livre acesso para conhecimento dos trabalhadores e da fiscalização. O roteiro que apresentamos não esgota todas as possibilidades de documentos obrigatórios que uma empresa deve afixar.
Horário de trabalho
O horário de trabalho deve constar do quadro de avisos. O horário deverá ser discriminado, caso não seja adotado horário único para todos os empregados de uma mesma seção ou turma. Se for adotado registro manual, mecânico ou eletrônico individualizado de controle de horário de trabalho, contendo a hora de entrada e de saída, bem como a informação do período de repouso ou alimentação, fica dispensado o uso de quadro de horário.
Escala de revezamento
Nos serviços que exijam trabalho nos dias destinados ao repouso (domingos e feriados) e desde que autorizado o exercício do trabalho nesses dias, deverá o empregador elaborar a escala de revezamento, para determinar aos empregados outro dia de folga.
Guia da Previdência Social
Cópias da Guia da Previdência Social (GPS), referente à competência anterior, deverão permanecer afixadas no quadro de avisos, durante o período de um mês
Convenções e acordos coletivos
Cópias autênticas das convenções e dos acordos coletivos de trabalho deverão permanecer afixadas no quadro de avisos, durante o período que ela compreender
Férias coletivas
Em caso de adoção das férias coletivas, as datas de início e fim do período de férias deverão ser afixadas no quadro de avisos.
Reembolso-creche
Havendo a adoção do sistema de reembolso deve ser afixado no quadro de aviso, os procedimentos necessários para utilização do benefício.
Segurança e saúde no trabalho
Com a finalidade de prevenir acidentes e/ou doenças profissionais, informações relacionados à segurança e saúde no trabalho devem ser afixados no quadro de avisos, ou locais próprios determinados pela legislação, alguns são obrigatórios para todas as empresas, outros são exigidos de acordo com a atividade desenvolvida e dos riscos dela decorrentes. Portanto devem ser afixados informações sobre:
a) proteção contra incêndios;
b) instalações elétricas;
c) indústria da construção;
d) mineração;
e) explosivos;
f) inflamáveis e combustíveis;
g) água não potável;
h) rotulagem não preventiva;
i) mapas de riscos;
j) trabalho portuário;
k) caldeiras;
l) transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais.
9 Abril - 2025
Quem ganha até um salário mínimo (R$ 1.518) recebe primeiro
9 Abril - 2025
Publicado em 09/04/2025 - Última modificação em 09/04/2025 às 10h46
9 Abril - 2025
Especialista alerta para riscos ao Brasil e destaca possíveis oportunidades no cenário global
9 Abril - 2025
A tradicional caderneta de poupança registrou uma saída líquida de R$ 11,46 bilhões em março de 2025, segundo dados divulgados pelo Banco Central nesta segunda-feira (8). Esse volume representa o maior resgate para o mês desde 2022, quando os saques super